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COMO PEDIR AUMENTO?


Por Luciano Salamacha


Como abordar um chefe para falar sobre o aumento de salário?

Conseguir um aumento salarial é um dilema muito parecido com a pergunta feita pelos empresários: como lucrar com meus clientes? Isso porque não existe uma regra de efeito mágico. Mas, ainda que houvesse, tenha certeza que todos os chefes do mundo já teriam tomado um antídoto logo no primeiro dia de trabalho nas empresas. Apenas algumas dicas podem servir, tanto ao funcionário quanto ao empregador, quando o assunto de uma conversa for o aumento salarial.

Primeiro: separe por completo qualquer assunto de natureza pessoal como o orçamento do supermercado ou o colégio das crianças. Um pedido de aumento salarial acompanhado de um drama pessoal é a desculpa mais utilizada pelos funcionários e pode ser entendido como uma atitude do tipo “ei chefe, resolva o meu problema. Agora ele é seu”.

O segundo aspecto é evitar que a conversa aconteça sem programação. Não há motivos para que o trabalhador tenha melindre de conversar sobre o seu salário com a chefia e vice-versa. Porém, um detalhe importante: um funcionário jamais deve convocar seu chefe para esse tipo de conversa na frente de outros colegas, pois poderá parecer uma tentativa de coação ou de movimento sindical. Se o pedido de aumento é para todos, então a conversa deverá ser coletiva e um profissional competente poderá ser tratado pelo desempenho da média, perdendo sua individualidade.

Por fim, a dica para os empresários é que se evite utilizar desculpas infundadas quando não for possível conceder o aumento de salário. Como se diz para as crianças: A mentira tem pernas curtas. Acontece que no mundo empresarial, a noticia da mentira anda em carro de corrida.

Como saber se já está na hora de pedir um aumento de salário?

Para um profissional descobrir se já está na hora de pedir um aumento salarial um passo importante é verificar o quanto tem participado da evolução da empresa. Explico com um exemplo: João conseguiu um emprego e quando chegou na empresa constatou que, efetivamente, o desempenho anterior não vinha sendo sequer normal e que muitos erros eram cometidos pelo seu antecessor. Por meio de um considerável esforço pessoal, esse ele coloca o departamento em ordem e agora, as coisas vão muito bem obrigado.

A situação já não lembra a incompetência que imperava anteriormente. É justamente nesse momento que um profissional pode cometer o erro de acreditar que é merecedor de um aumento de salário, utilizando a justificando que erros não acontecem mais. Ele esquece que, na verdade, a empresa somente o contratou para que executasse o serviço sem cometer erros. Afinal, não é isso que se espera de uma pessoa no desempenho de sua função? Que não cometa erros?

No mundo empresarial, alguns administradores costumam afirmar que o ideal seria pagar um funcionário pelo que realmente ele vale, e auferir metade dos lucros que esse funcionário acha que gera para a empresa. A dica de hoje pode não agradar a muitas pessoas, mas queiramos ou não, reflete o pensamento de muitos empresários: fazer corretamente as tarefas ao seu encargo é apenas a obrigação de todo bom profissional.

Para fazer jus a um aumento de salário é necessário que uma pessoa não apenas execute bem as tarefas sob sua responsabilidade. É preciso que ela agregue valor à empresa, que contribua não só a sua sobrevivência, mas também da empresa onde trabalha.

Por que alguns profissionais não valorizam o salário indireto que recebem?

Sobre o famoso salário indireto cabem dois comentários, sendo o primeiro ao funcionário e o segundo, ao empregador. Para um funcionário, o recado é para que procure mensurar financeiramente os benefícios indiretos que recebe antes de comparar seu salário com o de outras pessoas. Por salário indireto entenda-se tudo aquilo que a empresa fornece além da obrigação trabalhista.

Assim, a cesta básica distribuída no final do mês, o plano de saúde ou as famosas premiações de fim de ano nada mais são do que uma opção da empresa em dar uma contrapartida aos seus funcionários pelo bom desempenho. A dica para um funcionário é que ele não se limite a comparar apenas os benefícios materiais que a sua empresa oferece e que procure também analisar as perspectivas de crescimento, a estabilidade da empresa onde trabalha, evitando assim se deixar levar por um salário maior em outra empresa, que tende a durar apenas seis meses.

A segunda dica de hoje é para os empresários que acreditam que o salário indireto é uma boa forma de conquistar a fidelidade de um funcionário. Conheço empresas onde o beneficio indireto consome muitos recursos financeiros mas, entretanto, o funcionário e sua família praticamente passam fome.

Nesses casos, o melhor seria elevar o salário direto de seus funcionários. É o caso da cesta básica, por exemplo, que em algumas empresas é entendida como um benefício e que em outros é tida como um salário indireto não muito desejado. Por isso, um gestor deve se questionar se o salário indireto que é reconhecido ou é apenas aceito pela equipe.

Como perder o melindre de pedir um aumento?

No mundo empresarial, existem melindres no relacionamento que dificilmente podem ser eliminados. E famoso pedido de aumento de salário é um deles. Um empregador, apenas observando o bom desempenho que um funcionário apresenta, dificilmente está preparado para receber um pedido de aumento salarial.

Normalmente, o funcionário inicia o denominado ritual da mordida, ou seja, o processo de pedido de aumento, com pequenas indiretas. Essas indiretas podem ser comportamentais (como deixar contas a pagar sobre a mesa) ou então, o funcionário pode utilizar indiretas verbais como comentários sobre o aumento da cesta básica, da escola das crianças, e outras mais, que a criatividade de quem precisa ganhar mais consegue imaginar.

Neste ritual, de um lado estará o empregador tentando diminuir ao máximo o impacto do pedido e, do outro, o funcionário tentando aumentar as suas chances de sucesso. Se dificilmente haverá uma hora apropriada para se pedir aumento de salário, a dica é tentar observar a situação pelo efeito reverso, ou seja, pelo menos se deve evitar a hora mais propícia para o insucesso. Afinal, se um empresário nunca está preparado para dizer sim a um pedido de aumento, pode ser que em alguns momentos ele esteja preparadíssimo para dizer não. Para resolver a questão, é preciso que um profissional tenha duas coisas em mente.

A primeira é saber que pedir não significa constranger. É que um gestor que se sente constrangido a ter que dar um aumento, nem sempre pode reagir de uma forma desejada. Muitas vezes uma situação inesperada, como uma demissão, pode acontecer. Segundo, reveja todos os argumentos que pretende utilizar para justificar o aumento salarial. Lembre-se que, infelizmente, é comum nas empresas um mau profissional munido de bons argumentos conseguir o que deseja enquanto que bons profissionais, carentes dos argumentos certos, acabem ficando para trás.

Como um profissional pode avaliar se esta ganhando um salário adequado?

O primeiro passo é analisar como está o mercado de trabalho como um todo. Não é raro encontrar funcionários que sempre procuram acompanhar como outros colegas bem sucedidos e de outras empresas estão indo. Infelizmente, muitos profissionais preferem apenas realizar essa comparação com pessoas que estão em situação melhor que a sua. E quando encontram alguém que tem inveja da empresa onde trabalham ou que está em situação pior, ainda justificam dizendo: ele não sabe o que está dizendo, queria ver se trabalhasse apenas uma semana onde eu trabalho.

Outro efeito interessante é que esses profissionais acabam por acreditar integralmente no que os colegas falam a respeito da empresa onde eles trabalham. Pondere por um minuto: será que não você conhece pelo menos uma pessoa que costuma contar vantagem, exagerando o que é seu e se vangloriando que está no melhor lugar do mundo para se trabalhar. Pois bem, é justamente esse tipo de pessoa que acaba recebendo a atenção de profissionais que desejam se comparar com trabalhadores de outras empresas. A maioria das pessoas tem a sensação que ganha menos do que merece.

Assim, a dica para avaliar se está ganhando bem na função que exerce na empresa é: faça uma simulação como se estivesse procurando emprego. Analise quanto realmente você poderia ganhar ao conseguir um novo emprego e compare com o seu salário atual e também com o salário de pessoas que trabalham no mesmo setor que você.

Por último, não esqueça: muitas vezes você é um profundo conhecedor de um sistema que só a empresa onde você trabalha utiliza. Ou seja, você e um especialista que só tem valor naquele local. Neste caso, é preciso ter humildade para analisar se primeiro não é melhor investir na sua qualificação para o mercado para, somente depois, questionar se está ganhando menos que merece.